Na fase inferior, os primitivos, ainda no estado selvagem, viviam nas florestas ou em áreas tropicais e se alimentavam de frutos e raízes. Depois, com a evolução, passaram a utilizar animais aquáticos para se alimentar e a usar o fog como forma de sobrevivência. Com o uso do fogo, foi possível para eles, passarem por condições climáticas de frio intenso. Na fase superior, eles aprenderam a montar um arco e flecha, que possibilitaram a caça de animais terráqueos maiores.
A educação primitiva existia por ser de caráter prático e atender as necessidades para treinar uma tribo. Com esse treinamento, as tribos adquiriam as habilidades ensinadas por eles e que eram importantes para a existência do seu povo. Mas não foi nessa época que a educação surgiu, bem antes disso, nos tempos antigos a educação acontecia de forma simples e era ensinada no dia a dia, uma educação para a vida e pela preservação da mesma.
A criança andava com os mais velhos por todo o vale ou montanha e no dia a dia aprendia como se relacionar com o ambiente físico, animais e pessoas. Por exemplo: Elas aprendiam desde cedo a caçar. Tudo isso através da observação. Um adulto, ensinava e mostrava para a criança a forma correta de lidar com tudo ao seu redor. Os ensinamentos passados para as crianças, que Emile Durkheim (DURKHEIM, 1978) chama de educação informal, quando a criança aprende no dia a dia e no convívio com a sociedade. A forma que eles encontraram de ensinar, foi uma forma prática e se dava pela imitação e convivência em comunidade. Alguns ensinamentos que as crianças aprendiam em convivência com os adultos era: a forma de agir (no trabalho e na vida), crenças como o animismo (crença de que não há separação entre o mundo espiritual e físico ou material e de que existem almas ou espíritos, não só em seres humanos, mas também em alguns outros animais, plantas, rochas, características geográficas, como montanhas ou rios ou de outras entidades do meio ambiente natural, como o trovão, o vento e as sombras).
As mulheres, que antes ocupavam um lugar igual ao dos homens, passaram a ter suas funções reduzidas, como atividades domésticas. E não tinha caráter social, já que elas ficavam reservadas em casa. Esse foi um dos motivos pelo qual o processo educacional definhou. Outro motivo para a educação enfraqueceu com o fim do comunismo primitivo, como Karl Marx dizia (MARX; ENGELS, 1997) foi com a divisão social do trabalho (intelectual e manual) e pela propriedade privada dos meios de produção. Esse foi um dos principais motivos pelo qual desapareceu o modelo de educação comum, espontâneo e integral.
Texto de: Giulia Vanessa Rodrigues da Luz - Ano: 2017
Referências Bibliográficas
ROCHA, Antônia Rozimar Machado. História da Educação. 1° ed. Fortaleza, CE: 2010.
DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. 11° ed. São Paulo, SP: 1978.
MARX, K.; ENGELS, F. Engels. Capital, v. 21, n. 3, 1997.