Relatório de visita a plataforma digital ligada ao Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem
O projeto
pedagógico estudado e avaliado a seguir tem uma proposta muito interessante
para ser usado com as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. É
uma atividade prática e auditiva que faz com que os alunos ouçam e repitam as
frases em inglês. Além de reconhecer e aprender animais e cores em um outro
idioma. Essa atividade seria melhor aproveitada com crianças a partir do
Infantil 5 indo até o 5° ano do Ensino Fundamental I, já que o projeto requer
mais atenção no áudio.
O relatório
foi feito em um período de 10 dias, com pesquisas feitas através do projeto
pedagógico de Cristina Santamaría Marín. O projeto foi acessado através do
Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, submetido pela Universidade
Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do
Ceará (IFCE) em 2006. Apesar do projeto já ter 11 anos, é um Objeto de
Aprendizagem atual, pois necessita do uso de computadores ou tablets para a
realização da atividade.
A avaliação
do projeto não foi feita de forma prática, ou seja, foi uma avaliação subjetiva.
De modo que as visões apresentadas aqui possam ser aprimoradas no futuro, quando
for aplicado e avaliado em sala de aula com os estudantes.
Sobre o projeto
O projeto
escolhido é uma atividade prática na área de Inglês, em que alunos de 5 a 11
anos, da educação infantil e ensino fundamental I possam realizá-los sem quaisquer
dificuldades. O tema é o de cores e animais em Inglês. Essa atividade traz para
os alunos a possibilidade de aprender sobre o tema brincando. Para essa OA será
necessário que o professor já tenha explicado em aulas anteriores pelo menos um
dos dois temas, as cores ou os números. Assim será mais fácil eles aprenderem
apenas um tema, ao invés de dois ao mesmo tempo.
A atividade é
mostrada em forma de slide, com música através de um link disponibilizado pela
autora do projeto. A música utilizada é muito conhecida nos Estados Unidos,
Canadá, Inglaterra e em muitos outros países falantes da língua inglesa. O nome
da música é “Brown Bear” (urso marrom) de Bill Martin Junior e Eric Carle.
O Objeto de
Aprendizagem é feito de forma prática em sala de aula com os alunos e o que se
espera é que o aluno consiga, a partir de áudios, entender com facilidade como
se pronuncia as cores e o animais em inglês. Através de explicações do
professor com o livro pode ser que não fique tão claro para os alunos a matéria,
mas a partir de uma atividade auditiva, possivelmente essas dúvidas serão
sanadas.
No slide
existem duas partes, a explicação e as atividades, que são nomeadas em inglês
de “tale” e “activities”. Em “tale”
que significa conto ou história, é a música de Bill Junior e Eric Carle “Brown
Bear”. Na música em inglês, a criança pergunta ao urso marrom o que ele está
vendo “Brown bear, brown bear. What do
you see”, e o uso responde “I see a
red bird looking at me” que significa “Eu
vejo um pássaro vermelho olhando para mim”. Em seguida, a criança pergunta
ao pássaro vermelho o que ele está vendo, “Red
Bird, red Bird. What do you see?” e o pássaro responde “I see a yellow duck looking at me” que significa “Eu vejo um pato amarelo olhando para mim”.
E assim consecutivamente até que termine os animais e as cores que serão
estudadas. São 10 animais e 9 cores que as crianças poderão aprender com a
atividade.
No mesmo
segmento de “Tale”, existem algumas
atividades complementares de quebra-cabeça para que as crianças descubram qual
o animal. Isso faz com que elas se divirtam e depois respondam que animal elas
estão montando em inglês. É como se fossem um jogo de memória, em que elas
terão que se lembrar da música para poderem responder a pergunta.
Na segunda
parte do slide, que são as atividades chamadas de “activities”, existem
atividades de áudio e de associação, em que as crianças poderão realiza-las, para
que consigam fixar melhor o tema estudado. É interessante que o professor faça uma
questão da atividade antes, para que os alunos vejam como se realiza. No
momento da atividade, o professor deve orientar cada aluno.
Esse OA traz uma forma diferente de dar aula,
aulas práticas podem ser mais eficazes do que uma aula considerada “normal”. Em
que o professor apenas fala e o aluno ouve. Essa atividade faz com que os
alunos interajam uns com os outros, pensem e se perguntem: Que cor é essa? Que
animal é esse? É muito importante fazer com que os alunos descubram as cores e
os animais em inglês junto com os seus colegas.
O motivo de
uma aula prática não é apenas o divertimento com os alunos e ser uma aula
diferente. Mas de conseguir falar sobre um determinado tema de uma forma que
todos os alunos compreendam e brinquem ao mesmo tempo.
Alguns
possíveis objetivos da aula são de: aprender 10 animais em inglês (bear, bird,
duck, frog, horse, cat, dog, sheep, fish e monkey), aprender 10 cores em inglês
(brown, red, yellow, green, blue, purple, white e black) e interagir com os
pares (essa atividade pode ser em dupla).
O que pode
ser um problema para essa atividade é o uso de computadores ou tablets. Para
que essa atividade seja realizada, o professor necessita de caixas de som,
computadores móveis ou tablets. Uma sugestão para esse problema seria levar os
alunos para a sala de informática da escola. Assim, seria possível que a
atividade fosse realizada com sucesso. Mas caso a escola não tenha uma sala de
informática, o professor poderá levar seu notebook ou tablet até a escola e
fazer a atividade em grupo. O que também pode ser um problema, já que o
deslocamento com um notebook e caixas de som não é de fácil transporte para o
educando. Ou seja, essa é uma atividade que só se torna possível se a escola
disponibilizar uma sala de informática para que o projeto seja realizado.
Esse OA, que
é uma atividade prática, tem uma linguagem de fácil entendimento para o nível
sugerido (crianças de 5 a 11 anos – Infantil V ao 5° ano). Faz com que as
crianças consigam aprender sobre um determinado tema em uma aula divertida e
diferente. Possibilita também que o aluno explore sua coordenação motora ao
realizar a atividade. Faz também que o aluno use as novas tecnologias dentro da
sala de aula, o que pode tornar a aula mais divertida e de fácil aprendizado.
Por ser uma
atividade através de brincadeiras, fica também muito fácil do professor sugerir
aos pais para que abram em casa o link e se divirtam com os seus filhos. Assim
o aprendizado divertido vai também para casa.
A atividade
propõe que o aluno além de aprender sobre as cores e animais em inglês, use
computadores e tablets dentro da sala de aula, mostrando assim, que essas novas
tecnologias não são apenas para divertimento, mas também para o aprendizado.
Relatório escrito por: Giulia Vanessa Rodrigues da Luz - Ano: 2017
Referências Bibliográficas
1. BRAGA, Juliana
Cristina. Objetos de Aprendizagem: Metodologia de desenvolvimento. 2. Ed. Santo
André – SP: Editora UFABC. 2015.
2. Projeto Brown
Bear http://clic.xtec.cat/db/jclicApplet.jsp?project=https://clic.xtec.cat/projects/bbear/jclic/bbear.jclic.zip&lang=en&title=Brown+bear
Acesso em 15.set.2017.
3. Banco
Educacional de Objetos Internacionais. Projeto: Brown Bear http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11494
Acesso em 15.set.2017.