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Projeto Brown Bear - Cores e Animais em Inglês


Relatório de visita a plataforma digital ligada ao Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem


O projeto pedagógico estudado e avaliado a seguir tem uma proposta muito interessante para ser usado com as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. É uma atividade prática e auditiva que faz com que os alunos ouçam e repitam as frases em inglês. Além de reconhecer e aprender animais e cores em um outro idioma. Essa atividade seria melhor aproveitada com crianças a partir do Infantil 5 indo até o 5° ano do Ensino Fundamental I, já que o projeto requer mais atenção no áudio.
O relatório foi feito em um período de 10 dias, com pesquisas feitas através do projeto pedagógico de Cristina Santamaría Marín. O projeto foi acessado através do Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, submetido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em 2006. Apesar do projeto já ter 11 anos, é um Objeto de Aprendizagem atual, pois necessita do uso de computadores ou tablets para a realização da atividade.
A avaliação do projeto não foi feita de forma prática, ou seja, foi uma avaliação subjetiva. De modo que as visões apresentadas aqui possam ser aprimoradas no futuro, quando for aplicado e avaliado em sala de aula com os estudantes.


Sobre o projeto
O projeto escolhido é uma atividade prática na área de Inglês, em que alunos de 5 a 11 anos, da educação infantil e ensino fundamental I possam realizá-los sem quaisquer dificuldades. O tema é o de cores e animais em Inglês. Essa atividade traz para os alunos a possibilidade de aprender sobre o tema brincando. Para essa OA será necessário que o professor já tenha explicado em aulas anteriores pelo menos um dos dois temas, as cores ou os números. Assim será mais fácil eles aprenderem apenas um tema, ao invés de dois ao mesmo tempo.
A atividade é mostrada em forma de slide, com música através de um link disponibilizado pela autora do projeto. A música utilizada é muito conhecida nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e em muitos outros países falantes da língua inglesa. O nome da música é “Brown Bear” (urso marrom) de Bill Martin Junior e Eric Carle.
O Objeto de Aprendizagem é feito de forma prática em sala de aula com os alunos e o que se espera é que o aluno consiga, a partir de áudios, entender com facilidade como se pronuncia as cores e o animais em inglês. Através de explicações do professor com o livro pode ser que não fique tão claro para os alunos a matéria, mas a partir de uma atividade auditiva, possivelmente essas dúvidas serão sanadas.
No slide existem duas partes, a explicação e as atividades, que são nomeadas em inglês de “tale” e “activities”. Em “tale” que significa conto ou história, é a música de Bill Junior e Eric Carle “Brown Bear”. Na música em inglês, a criança pergunta ao urso marrom o que ele está vendo “Brown bear, brown bear. What do you see”, e o uso responde “I see a red bird looking at me” que significa “Eu vejo um pássaro vermelho olhando para mim”. Em seguida, a criança pergunta ao pássaro vermelho o que ele está vendo, “Red Bird, red Bird. What do you see?” e o pássaro responde “I see a yellow duck looking at me” que significa “Eu vejo um pato amarelo olhando para mim”. E assim consecutivamente até que termine os animais e as cores que serão estudadas. São 10 animais e 9 cores que as crianças poderão aprender com a atividade.
No mesmo segmento de “Tale”, existem algumas atividades complementares de quebra-cabeça para que as crianças descubram qual o animal. Isso faz com que elas se divirtam e depois respondam que animal elas estão montando em inglês. É como se fossem um jogo de memória, em que elas terão que se lembrar da música para poderem responder a pergunta.
Na segunda parte do slide, que são as atividades chamadas de “activities”, existem atividades de áudio e de associação, em que as crianças poderão realiza-las, para que consigam fixar melhor o tema estudado. É interessante que o professor faça uma questão da atividade antes, para que os alunos vejam como se realiza. No momento da atividade, o professor deve orientar cada aluno.
 Esse OA traz uma forma diferente de dar aula, aulas práticas podem ser mais eficazes do que uma aula considerada “normal”. Em que o professor apenas fala e o aluno ouve. Essa atividade faz com que os alunos interajam uns com os outros, pensem e se perguntem: Que cor é essa? Que animal é esse? É muito importante fazer com que os alunos descubram as cores e os animais em inglês junto com os seus colegas.
O motivo de uma aula prática não é apenas o divertimento com os alunos e ser uma aula diferente. Mas de conseguir falar sobre um determinado tema de uma forma que todos os alunos compreendam e brinquem ao mesmo tempo.
Alguns possíveis objetivos da aula são de:  aprender 10 animais em inglês (bear, bird, duck, frog, horse, cat, dog, sheep, fish e monkey), aprender 10 cores em inglês (brown, red, yellow, green, blue, purple, white e black) e interagir com os pares (essa atividade pode ser em dupla).
O que pode ser um problema para essa atividade é o uso de computadores ou tablets. Para que essa atividade seja realizada, o professor necessita de caixas de som, computadores móveis ou tablets. Uma sugestão para esse problema seria levar os alunos para a sala de informática da escola. Assim, seria possível que a atividade fosse realizada com sucesso. Mas caso a escola não tenha uma sala de informática, o professor poderá levar seu notebook ou tablet até a escola e fazer a atividade em grupo. O que também pode ser um problema, já que o deslocamento com um notebook e caixas de som não é de fácil transporte para o educando. Ou seja, essa é uma atividade que só se torna possível se a escola disponibilizar uma sala de informática para que o projeto seja realizado.
Esse OA, que é uma atividade prática, tem uma linguagem de fácil entendimento para o nível sugerido (crianças de 5 a 11 anos – Infantil V ao 5° ano). Faz com que as crianças consigam aprender sobre um determinado tema em uma aula divertida e diferente. Possibilita também que o aluno explore sua coordenação motora ao realizar a atividade. Faz também que o aluno use as novas tecnologias dentro da sala de aula, o que pode tornar a aula mais divertida e de fácil aprendizado.
Por ser uma atividade através de brincadeiras, fica também muito fácil do professor sugerir aos pais para que abram em casa o link e se divirtam com os seus filhos. Assim o aprendizado divertido vai também para casa.
A atividade propõe que o aluno além de aprender sobre as cores e animais em inglês, use computadores e tablets dentro da sala de aula, mostrando assim, que essas novas tecnologias não são apenas para divertimento, mas também para o aprendizado.

Relatório escrito por: Giulia Vanessa Rodrigues da Luz - Ano: 2017


Referências Bibliográficas
1. BRAGA, Juliana Cristina. Objetos de Aprendizagem: Metodologia de desenvolvimento. 2. Ed. Santo André – SP: Editora UFABC. 2015.
3. Banco Educacional de Objetos Internacionais. Projeto: Brown Bear http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11494 Acesso em 15.set.2017.

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