Conceito
de Arte como manifestação histórica e cultural
A importância da arte tem a capacidade
de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, racional, criativa, mística e
corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e
não pode ser substituído por nenhuma outra área de conhecimento humano. Sem a
arte, o nosso entendimento de mundo fica empobrecido. Conhecer e entender a
arte, produzida pelo grupo cultural a qual pertencemos é fundamental na
construção da nossa identidade. Por outro lado, o contato com a arte de outras
culturas da oportunidade de perceber o que todos nós somos singulares e únicos.
Essa visão acaba influenciando a ampliarmos a visão de mundo. Por esse motivo, a
Arte-Educação faz parte do eixo de Linguagem e Códigos.
Cada uma das modalidades da arte - a
música, o teatro, a dança, a literatura e as artes visuais - possui uma
linguagem própria. Cada uma destas linguagens proporcionam um tipo de
experiência única. Mas, dentro de suas especificações, as várias linguagens da
arte apresentam uma lógica comum, que é sempre expor as emoções do artista. Com
isso, fica claro que a arte será sempre inspirada nas emoções e opiniões do
artista, já as interpretações dependem da forma de como as pessoas irão
conseguir interpretar. O futuro da arte depende da criação do artista e em qual
meio social, cultural e histórico ele está inserido.
Os conhecimentos das artes sempre foram
importantes para a formação de todo cidadão e toda cidadã. Sua importância
sempre residiu no direito à fruição do patrimônio cultural universal e local, à
compreensão e o benefício das potencialidades do universo das produções
estéticas de toda origem. Fazendo a arte ser uma importante manifestação cultural
e histórica para as pessoas.
O papel da Arte na sociedade
Com a arte, a sociedade pode se expressar de forma
variada e criativa em torno dos sentimentos. Cores, formas, sons, tudo isso
pode ser considerado arte. Música, pinturas, danças e outras artes foram
ficando mais complexas de acordo com a evolução da sociedade. Mas houve um
tempo que a arte era considerada supérflua, pois haviam comparações com as
áreas científicas, que eram consideradas fundamentais para o aprendizado do ser
humano, sempre se desfazendo da arte-educação.
Mas com o passar dos anos, a sociedade foi percebendo
o quanto a arte podia libertá-los e expor suas opiniões através da sua arte. E
foi então, com essa sociedade mais evoluída, que as manifestações culturais
deixaram de ser apenas representações da realidade, para apresentar ao mundo as
características humanas, tanto subjetivas como individuais.
Elementos constitutivos das linguagens
da arte
Devemos pensar na arte como um objeto cultural, de
conhecimento, de informação constante, permitindo ao homem a interação com as
diferentes culturas. Esses processos artísticos culturais devem estar presentes
no dia a dia do indivíduo, pois, para que ele possa ler e produzir determinadas
linguagens, é importante que o mesmo tenha contato com as várias formas de
produções, técnicas, materiais, instrumentos, estilos, gêneros, artistas,
autores, contribuindo com o fazer e compreender a arte.
As linguagens artísticas dividem-se em 4 partes:
Artes visuais, música, dança e teatro. O Teatro é uma arte em que um ator, ou
conjunto de atores, interpretam uma história ou atividades. Isso com o auxílio
de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma
situação e despertar sentimentos no público.
A dança é uma das
três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. A
dança serve para expressar sentimentos e mostrar suas expressões corporais. E
acaba fazendo com que as pessoas possam mostrar o seu “eu interior”.
As artes visuais lidam com a visão como
o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais.
Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia
e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura,
a instalação, a arquitetura, a novela, a web design, a moda, a decoração e o
paisagismo.
O ponto nas artes visuais caracteriza-se por uma
localização em um espaço, quando colocados em fila, criam a ideia de uma linha.
Multiplicados, ampliam seu poder de comunicação e expressão, bem como, sua
disposição, distanciamento e cor sobre uma superfície, sugerem ideias,
sensações, movimento, ritmo, luz, sombra e volume.
A linha, também nas artes visuais é uma marca contínua
ou com aparência de contínua. Também pode ser definida como um ponto em
movimento, quando traçada com a ajuda de qualquer instrumento sobre uma
superfície, chama-se linha gráfica. As linhas definem as formas e as figuras, é
o sinal mais versátil e essencial do desenho, pois pode sugerir sentimentos,
movimento, ritmo, velocidade, entre outros.
Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e
o triângulo equilátero. Cada forma possui características específicas e a cada
uma delas se atribui grande quantidade de significados. Todas as formas básicas
são figuras planas e simples, a partir da combinação e variações dessas três
formas derivamos todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana. O
tom é a intensidade da obscuridade ou claridade de qualquer coisa vista,
perceptível graças à presença ou ausência relativa de luz.
A música pode ser
classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
A música também pode ser uma representação de sentimentos.
Um desafio do ensino da Arte hoje
Por ser
uma disciplina que pode ser apresentada de várias formas e de criações livres,
muitas pessoas veem a disciplina de Arte na educação como uma disciplina
desnecessária. O grande desafio dessa disciplina é mostrar para os alunos o
quão importante ela é para o ser humano, e como ela pode desenvolver a
criatividade e o senso crítico do aluno. Além de colocar sua criatividade e seu
interior em evidência, quando exposto a arte, seja qual for ela.
O professor pode proporcionar à
criança, em termos de sua produção artística, uma orientação quanto ao uso e
emprego de materiais, bem como fornecer-lhe os instrumentos que se adequem às
características de sua faixa etária. Segundo Herbert Read (2001) A arte deveria
ser a base de toda educação para a formação do ser.
Os contatos
com a Arte-Educação devem começar cedo, com as crianças na escola. Isso
contribui para o desenvolvimento cognitivo e afetivo e também na construção de
valores fundamentais para a formação de um cidadão. O educador deve estimular
constantemente seu educando, promovendo o despertar da criatividade e
facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
Texto de: Giulia Vanessa Rodrigues da Luz - Ano: 2017
Referências
Bibliográficas
READ, Herbert
Edward. A educação pela arte. 2° Ed.
São Paulo: WMF - Coleção Mundo da Arte. 2013.
OLIVEIRA, Edith
Colares. NASCIMENTO, Maria Valcidéia. Introdução
à Arte-Educação. 2° Ed. Fortaleza: Secretaria de Educação à Distância - UECE.
2011.
BRASIL.
Ministério da Educação. Base Nacional
Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília:
MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf -
Acesso em: 11.set. 2017.