Pular para o conteúdo principal

História da educação: A educação dos povos orientais


Existem vários estudos que mostram que os primeiros povos que construíram uma civilização, foram os orientais. E entre eles se destacam os chineses, indianos, hebreus e egípcios. Embora eles sejam considerados únicos e singulares, existem vários elementos que os unem, por exemplo: a constituição de classes sociais (guerreiros, sacerdotes e massa trabalhadora), a formação de um estado ou na organização de uma própria política (religioso – Buda, Confúcio ou Moisés).

A escrita, foi o principal marco das práticas educativas dos povos orientais. Os homens letrados (No Egito eram chamados de ‘escribas’, na China de ‘mandarins’ e na Índia de ‘Brâmanes’) exerciam funções religiosas, educativas, culturais e administrativas. A religião é uma marca comum da educação oriental. Ensinavam sobre a religião com práticas educativas formais e informais.

Na China, existia a educação matriarcal, em que a mãe era a responsável pela educação dos filhos. Depois, a educação materna ficou por conta da mãe até os 7 anos, depois a criança passava a ser ensinada por um nobre, que o ensinava artes da guerra para se tornar pajens. Sempre lembrando que as práticas religiosas chinesas eram pelas contribuições de Confúcio, que era um importante líder religioso. A educação chinesa, também ficou marcada pelo dualismo: educação de massas (caráter elementar) e educação dos mandarins (caráter superior).

Na Índia, um dos elementos mais marcantes foi a divisão da sociedade, chamada por eles como castas. Assim era dividia a pirâmide social: Brâmanes (sacerdotes), Xátrias (Guerreiros e nobres), Vaixás (agricultores e comerciantes) e Sudras (trabalhadores humildes). A Índia dividia-se em dois tios de religiões: Budismo (crença nos ensinamentos de Buda) e Hinduísmo (religião politeísta, crença em vários deuses). Em ambos o grande objetivo é alcançar o Nirvana, que é a pureza da alma, em que os desejos fúteis, personalistas e desvaliosos sejam extintos do ser.

No Egito, o grande marco educacional foi a matemática, astronomia e medicina. E foi através da engenharia que foi possível a construção das pirâmides, além da predominância dos faraós que geravam uma organização política e social na sociedade.

A educação hebraica apesar de não ter tido muitos ensinamentos políticos, foi marcada pela fé. O grande líder era Moisés.

Texto de: Giulia Vanessa Rodrigues da Luz - Ano: 2017


Referências Bibliográficas
ROCHA, Antônia Rozimar Machado. História da Educação. 1° ed. Fortaleza, CE: 2010.
DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. 11° ed. São Paulo, SP: 1978.
MARX, K.; ENGELS, F. Engels. Capital, v. 21, n. 3, 1997.

Postagens mais visitadas deste blog

Sujeitos da práxis pedagógica: o educador e o educando.

Como o educador e o educando – sujeitos ativos do ato pedagógico – podem relacionar-se democraticamente? Quando falamos em educação, precisamos especificar bem que tipo de educação estamos nos referindo, pois existem dois tipos de educação: A educação formal e a informal. A formal é a que estudamos nas escolas/universidades, em que tem objetivos específicos e seguem uma diretriz. Já a educação informal é aquela que se aprende no dia a dia, no convívio com a cultura, política, meio social e histórico, enfim, com a sociedade. Para Durkeim (1911), a educação é um fator de coesão social que fala exatamente da educação informal. Essa que permite uma pessoa adulta e já com grande bagagem social, moral e ativa na sociedade transmita seus conhecimentos, valores e hábitos a uma criança desprovida de um senso social. Para Durkeim, essa coesão nos permite viver em ordem social e em consenso. Essa educação informal era vista por Durkeim como algo inerente ao ser humano. Todos os dias p...

Conceito de infância e os estudos de Philippe Ariès e Sigmund Freud

  O processo de aprendizagem do ser humano é constante durante toda a vida. Existem vários processos pelos quais todos nós passamos durante a vida. E esses processos são essenciais para que as mudanças aconteçam.  Apesar das mudanças serem parecidas para todos nós, isso não quer dizer que todas as pessoas passam ou passaram pelas mesmas experiências. Pelo contrário, cada um de nós lida com as mudanças (físicas e mentais) de uma forma diferente, pois existe o contexto cultural, social, político e econômico que acaba influenciando em como cada um irá lidar com essas mudanças (SANTOS, XAVIER e NUNES, 2009). A concepção de criança que temos hoje em dia nem sempre foi a mesma. Na verdade, as crianças já foram tidas como semelhantes aos adultos e, portanto, tratados eram tratados da mesma forma que tratavam as pessoas mais velhas. (CAMARGO, 2002) A análise feita por Ariès traz o conceito de infância que se deu nas construções sociais de três períodos históricos: 1) na...

História da Educação: A educação do homem primitivo

Na fase inferior, os primitivos, ainda no estado selvagem, viviam nas florestas ou em áreas tropicais e se alimentavam de frutos e raízes. Depois, com a evolução, passaram a utilizar animais aquáticos para se alimentar e a usar o fog como forma de sobrevivência. Com o uso do fogo, foi possível para eles, passarem por condições climáticas de frio intenso. Na fase superior, eles aprenderam a montar um arco e flecha, que possibilitaram a caça de animais terráqueos maiores. A educação primitiva existia por ser de caráter prático e atender as necessidades para treinar uma tribo. Com esse treinamento, as tribos adquiriam as habilidades ensinadas por eles e que eram importantes para a existência do seu povo. Mas não foi nessa época que a educação surgiu, bem antes disso, nos tempos antigos a educação acontecia de forma simples e era ensinada no dia a dia, uma educação para a vida e pela preservação da mesma. A criança andava com os mais velhos por todo o vale ou montanha e no dia ...