Pular para o conteúdo principal

História da Educação: A educação dos povos antigos – Grécia e Roma

A educação na Grécia antiga tiveram 4 fases muito importantes: a educação heroica ou cavalheiresca, cívica, clássica e helenística.

A educação heroica se tratava de conceitos da honra e sacrifícios pessoais voltados para a excelência do ser. A competição ocupava um lugar especial nesse modelo de educação e os poemas Ilíada e Odisseia eram frequentemente citados. A educação cívica priorizava os saberes político culturais das cidades de Atenas e Esparta. A educação clássica, tinha um caráter mais humanista, com ensinamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles. A formulação de ideias desses filósofos influenciou a educação helenística, que era representada pelo caráter enciclopédico Alexandrino e pelos filósofos gregos.

Diferente da Grécia, Esparta tinha uma educação com base no estímulo às virtudes guerreias. A criança era entregue ao Estado com 7 anos para que aprendessem sobre assuntos de guerra e até os 45 anos faziam parte de grupos do exército, somente aos 60 se tornavam reservistas. Esparta queria que os homens tivessem um desenvolvimento educacional voltado para as virtudes militares e prepará-los pata guerras contra cidades ou permanecer com o poder e superioridade militar sobre as classes submissas.

A educação espartana também dava ênfase a preparação do corpo, mas essa educação para as guerras era apenas destinada a nobreza, já que a nobreza temia que as classes submissas aprendessem a manusear armas e se tornassem uma ameaça para o Estado. Por esse motivo, a educação espartana só legitimava o nobre a estudar as artes da guerra.

As mulheres espartanas, diferente das atenienses eram participantes ativas em assuntos de guerra e fazia parte do exército. E as relações homossexuais tanto femininas como masculinas eram estimuladas para estreitarem os laços de companheirismo entre os soldados.
A oralidade era bastante valorizada pelos romanos, o orador era considerado um homem de bem e a ele, era concedido posições políticas.

Com o crescimento da economia, se acentuou mais ainda a desigualdade educacional, na escola de Cinosarges estudavam apenas os alunos com poder aquisitivo menor e na Academia estudavam as pessoas com maior poder aquisitivo e para os subalternos, não havia nenhuma escola em que eles pudessem estudar. Ou seja, não havia uma educação sistematizada.

Texto de: Giulia Vanessa Rodrigues da Luz - Ano: 2017

Referências Bibliográficas
ROCHA, Antônia Rozimar Machado. História da Educação. 1° ed. Fortaleza, CE: 2010.
DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. 11° ed. São Paulo, SP: 1978.
MARX, K.; ENGELS, F. Engels. Capital, v. 21, n. 3, 1997.

Postagens mais visitadas deste blog

Sujeitos da práxis pedagógica: o educador e o educando.

Como o educador e o educando – sujeitos ativos do ato pedagógico – podem relacionar-se democraticamente? Quando falamos em educação, precisamos especificar bem que tipo de educação estamos nos referindo, pois existem dois tipos de educação: A educação formal e a informal. A formal é a que estudamos nas escolas/universidades, em que tem objetivos específicos e seguem uma diretriz. Já a educação informal é aquela que se aprende no dia a dia, no convívio com a cultura, política, meio social e histórico, enfim, com a sociedade. Para Durkeim (1911), a educação é um fator de coesão social que fala exatamente da educação informal. Essa que permite uma pessoa adulta e já com grande bagagem social, moral e ativa na sociedade transmita seus conhecimentos, valores e hábitos a uma criança desprovida de um senso social. Para Durkeim, essa coesão nos permite viver em ordem social e em consenso. Essa educação informal era vista por Durkeim como algo inerente ao ser humano. Todos os dias p...

Conceito de infância e os estudos de Philippe Ariès e Sigmund Freud

  O processo de aprendizagem do ser humano é constante durante toda a vida. Existem vários processos pelos quais todos nós passamos durante a vida. E esses processos são essenciais para que as mudanças aconteçam.  Apesar das mudanças serem parecidas para todos nós, isso não quer dizer que todas as pessoas passam ou passaram pelas mesmas experiências. Pelo contrário, cada um de nós lida com as mudanças (físicas e mentais) de uma forma diferente, pois existe o contexto cultural, social, político e econômico que acaba influenciando em como cada um irá lidar com essas mudanças (SANTOS, XAVIER e NUNES, 2009). A concepção de criança que temos hoje em dia nem sempre foi a mesma. Na verdade, as crianças já foram tidas como semelhantes aos adultos e, portanto, tratados eram tratados da mesma forma que tratavam as pessoas mais velhas. (CAMARGO, 2002) A análise feita por Ariès traz o conceito de infância que se deu nas construções sociais de três períodos históricos: 1) na...

História da Educação: A educação do homem primitivo

Na fase inferior, os primitivos, ainda no estado selvagem, viviam nas florestas ou em áreas tropicais e se alimentavam de frutos e raízes. Depois, com a evolução, passaram a utilizar animais aquáticos para se alimentar e a usar o fog como forma de sobrevivência. Com o uso do fogo, foi possível para eles, passarem por condições climáticas de frio intenso. Na fase superior, eles aprenderam a montar um arco e flecha, que possibilitaram a caça de animais terráqueos maiores. A educação primitiva existia por ser de caráter prático e atender as necessidades para treinar uma tribo. Com esse treinamento, as tribos adquiriam as habilidades ensinadas por eles e que eram importantes para a existência do seu povo. Mas não foi nessa época que a educação surgiu, bem antes disso, nos tempos antigos a educação acontecia de forma simples e era ensinada no dia a dia, uma educação para a vida e pela preservação da mesma. A criança andava com os mais velhos por todo o vale ou montanha e no dia ...