Relatório de visita a plataforma digital ligada ao Banco Internacional de
Objetos de Aprendizagem
O projeto
pedagógico estudado e avaliado a seguir tem uma proposta muito interessante
para ser usado com as crianças de educação infantil. É uma atividade prática,
que faz com que os alunos ponham em prática o que aprenderam nas aulas de
Ciências ou de Natureza e Sociedade. Essa atividade seria melhor aproveitada
com crianças do Infantil 5, já que o projeto requer mais coordenação motora.
O relatório
foi feito em um período de 10 dias, com pesquisas feitas através do projeto
pedagógico de Constança Providença. O projeto foi acessado através do Banco
Internacional de Objetos de Aprendizagem, submetido pela Universidade Federal
de São Carlos (UFSCAR) em 2000. Apesar do projeto já ter 17 anos, é
interessante usar atividades em que os alunos possam participar e não somente
serem meros ouvintes.
A avaliação
do projeto não foi feita de forma prática, ou seja, foi uma avaliação subjetiva.
De modo que as visões apresentadas aqui possam ser aprimoradas no futuro,
quando for aplicado e avaliado em sala de aula com os estudantes.
Sobre o projeto
O projeto
escolhido é uma atividade prática na área de Ciências ou Natureza e Sociedade,
em que alunos de 5 a 6 anos (Infantil 5), da educação infantil possam
realiza-los sem quaisquer dificuldades. O tema para essa atividade é o de
Pressão do Ar. Essa atividade traz para os alunos a possibilidade de aprender
sobre o tema brincando. Para essa atividade será necessário que o professor
peça aos alunos levarem copos descartáveis e folha para a escola.
A atividade
mostrada em apenas uma página em PDF, é apenas uma orientação aos educandos, de
como ministrar uma aula sobre a pressão do ar. Uma melhor forma de ensinar aos
alunos sobre o tema.
O Objeto de
Aprendizagem é feito de forma prática em sala de aula com os alunos e o que se
espera é que o aluno consiga, a partir da visualização, entender este processo,
difícil de ser demonstrado em sala de aula, por meio de desenhos. Através de
explicações do professor pode ser que não fique tão claro como que funciona a
pressão do ar.
No PDF é
explicado como realizar a atividade. Os alunos devem colocar um pouco de água
dentro do copo descartável, cortar um pedaço de folha de papel (o corte deve
ser maior do que o tamanho da boca do copo). Em seguida colocar o papel em cima
do copo e virar o copo com a água dentro e o papel para baixo. É interessante
que o professor faça essa experiência antes, para que os alunos vejam como se
realiza. No momento da atividade, o professor deve orientar cada aluno.
Esse AO traz uma forma diferente de dar aula,
aulas práticas podem ser mais eficazes para crianças do que uma aula
considerada “normal” em que o professor apenas fala e o aluno ouve. Essa
atividade faz com que os alunos interajam uns com os outros, pensem e se
perguntem: É possível que a água não caia? É muito importante fazer com que os
alunos se perguntem sobre como funcionam as coisas e como elas acontecem. Mais
importante ainda é mostrar para eles como funcionam e acontecem.
O motivo de
uma aula prática não é apenas o divertimento com os alunos e ser uma aula
diferente. Mas de conseguir falar sobre um determinado tema de uma forma que
todos os alunos compreendam e brinquem ao mesmo tempo.
Alguns
possíveis objetivos da aula são de: comprovar a existência do ar, identificar a
composição e as propriedades do ar e interagir com os pares (essa atividade
pode ser em dupla).
O que pode
ser um problema para essa atividade é que algumas crianças podem não conseguir
realizar o trabalho sugerido. Por isso é importante que o professor tenha a
ajuda de alguém para que todas as crianças consigam realizar seus trabalhos.
Outro problema é que, como os alunos usarão água, copos descartáveis e papel,
há uma grande possibilidade que a sala fique suja e molhada. Então é importante
que o professor consiga panos para enxugar possíveis acidentes com a água. Ou
então ter bacias o suficiente para todos os alunos fazerem a atividade dentro
dela, assim isso evitaria que a sala virasse um caos quando a atividade
terminasse.
Esse OA, que
é uma atividade, tem uma linguagem de fácil entendimento para o nível sugerido
(crianças do Infantil V – de 5 a 6 anos). Faz com que as crianças consigam
aprender sobre um determinado tema em uma aula divertida e diferente.
Possibilita também que o aluno explore sua coordenação motora ao realizar a
atividade. Faz também com que o aluno tire suas próprias conclusões sobre o
porquê da água não ter caído, fazendo com que eles pensem e criem possíveis
respostas para esse fenômeno da natureza.
A atividade
também propõe desafios ao aluno. Desafio de conseguir realizar a experiência
com sucesso, o que torna a aula mais interessante, já que faz com que o aluno
se sinta capaz de realizar suas próprias atividades sozinho, apenas com o
auxílio do professor. O educador sempre precisa lembrar de que nessa atividade
prática ele é o coadjuvante. O aluno é que precisa testar sua coordenação
motora e tirar suas próprias conclusões a respeito do tema estudado. O
professor não deve dar a resposta de por qual motivo a água que estava dentro
do copo não caiu, mas tentar fazer com que os alunos reflitam a respeito da
experiência feita em sala de aula. Só depois de ouvir todas as respostas dos
alunos é que o educando explica o real motivo.
Relatório escrito por: Giulia Vanessa Rodrigues da Luz - Ano: 2017
Referências Bibliográficas
1. BRAGA, Juliana
Cristina. Objetos de Aprendizagem: Metodologia de desenvolvimento. 2. Ed. Santo
André – SP: Editora UFABC. 2015.
2. Só Biologia:
Propriedades do ar. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar3.php
Acesso em 15.set.2017.
3. Banco
Educacional de Objetos Internacionais. Projeto: A água cai? http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11233 Acesso em 15.set.2017.