Pular para o conteúdo principal

Projeto Ciências ou Natureza e Sociedade




Relatório de visita a plataforma digital ligada ao Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem

O projeto pedagógico estudado e avaliado a seguir tem uma proposta muito interessante para ser usado com as crianças de educação infantil. É uma atividade prática, que faz com que os alunos ponham em prática o que aprenderam nas aulas de Ciências ou de Natureza e Sociedade. Essa atividade seria melhor aproveitada com crianças do Infantil 5, já que o projeto requer mais coordenação motora.
O relatório foi feito em um período de 10 dias, com pesquisas feitas através do projeto pedagógico de Constança Providença. O projeto foi acessado através do Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, submetido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) em 2000. Apesar do projeto já ter 17 anos, é interessante usar atividades em que os alunos possam participar e não somente serem meros ouvintes.
A avaliação do projeto não foi feita de forma prática, ou seja, foi uma avaliação subjetiva. De modo que as visões apresentadas aqui possam ser aprimoradas no futuro, quando for aplicado e avaliado em sala de aula com os estudantes.


Sobre o projeto
O projeto escolhido é uma atividade prática na área de Ciências ou Natureza e Sociedade, em que alunos de 5 a 6 anos (Infantil 5), da educação infantil possam realiza-los sem quaisquer dificuldades. O tema para essa atividade é o de Pressão do Ar. Essa atividade traz para os alunos a possibilidade de aprender sobre o tema brincando. Para essa atividade será necessário que o professor peça aos alunos levarem copos descartáveis e folha para a escola.
A atividade mostrada em apenas uma página em PDF, é apenas uma orientação aos educandos, de como ministrar uma aula sobre a pressão do ar. Uma melhor forma de ensinar aos alunos sobre o tema.
O Objeto de Aprendizagem é feito de forma prática em sala de aula com os alunos e o que se espera é que o aluno consiga, a partir da visualização, entender este processo, difícil de ser demonstrado em sala de aula, por meio de desenhos. Através de explicações do professor pode ser que não fique tão claro como que funciona a pressão do ar.
No PDF é explicado como realizar a atividade. Os alunos devem colocar um pouco de água dentro do copo descartável, cortar um pedaço de folha de papel (o corte deve ser maior do que o tamanho da boca do copo). Em seguida colocar o papel em cima do copo e virar o copo com a água dentro e o papel para baixo. É interessante que o professor faça essa experiência antes, para que os alunos vejam como se realiza. No momento da atividade, o professor deve orientar cada aluno.
 Esse AO traz uma forma diferente de dar aula, aulas práticas podem ser mais eficazes para crianças do que uma aula considerada “normal” em que o professor apenas fala e o aluno ouve. Essa atividade faz com que os alunos interajam uns com os outros, pensem e se perguntem: É possível que a água não caia? É muito importante fazer com que os alunos se perguntem sobre como funcionam as coisas e como elas acontecem. Mais importante ainda é mostrar para eles como funcionam e acontecem.
O motivo de uma aula prática não é apenas o divertimento com os alunos e ser uma aula diferente. Mas de conseguir falar sobre um determinado tema de uma forma que todos os alunos compreendam e brinquem ao mesmo tempo.
Alguns possíveis objetivos da aula são de: comprovar a existência do ar, identificar a composição e as propriedades do ar e interagir com os pares (essa atividade pode ser em dupla).
O que pode ser um problema para essa atividade é que algumas crianças podem não conseguir realizar o trabalho sugerido. Por isso é importante que o professor tenha a ajuda de alguém para que todas as crianças consigam realizar seus trabalhos. Outro problema é que, como os alunos usarão água, copos descartáveis e papel, há uma grande possibilidade que a sala fique suja e molhada. Então é importante que o professor consiga panos para enxugar possíveis acidentes com a água. Ou então ter bacias o suficiente para todos os alunos fazerem a atividade dentro dela, assim isso evitaria que a sala virasse um caos quando a atividade terminasse.
Esse OA, que é uma atividade, tem uma linguagem de fácil entendimento para o nível sugerido (crianças do Infantil V – de 5 a 6 anos). Faz com que as crianças consigam aprender sobre um determinado tema em uma aula divertida e diferente. Possibilita também que o aluno explore sua coordenação motora ao realizar a atividade. Faz também com que o aluno tire suas próprias conclusões sobre o porquê da água não ter caído, fazendo com que eles pensem e criem possíveis respostas para esse fenômeno da natureza.
A atividade também propõe desafios ao aluno. Desafio de conseguir realizar a experiência com sucesso, o que torna a aula mais interessante, já que faz com que o aluno se sinta capaz de realizar suas próprias atividades sozinho, apenas com o auxílio do professor. O educador sempre precisa lembrar de que nessa atividade prática ele é o coadjuvante. O aluno é que precisa testar sua coordenação motora e tirar suas próprias conclusões a respeito do tema estudado. O professor não deve dar a resposta de por qual motivo a água que estava dentro do copo não caiu, mas tentar fazer com que os alunos reflitam a respeito da experiência feita em sala de aula. Só depois de ouvir todas as respostas dos alunos é que o educando explica o real motivo.

Relatório escrito por:  Giulia Vanessa Rodrigues da Luz - Ano: 2017


Referências Bibliográficas
1. BRAGA, Juliana Cristina. Objetos de Aprendizagem: Metodologia de desenvolvimento. 2. Ed. Santo André – SP: Editora UFABC. 2015.
2. Só Biologia: Propriedades do ar. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar3.php Acesso em 15.set.2017.
3. Banco Educacional de Objetos Internacionais. Projeto: A água cai? http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11233  Acesso em 15.set.2017.

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Brown Bear - Cores e Animais em Inglês

Relatório de visita a plataforma digital ligada ao Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem O projeto pedagógico estudado e avaliado a seguir tem uma proposta muito interessante para ser usado com as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. É uma atividade prática e auditiva que faz com que os alunos ouçam e repitam as frases em inglês. Além de reconhecer e aprender animais e cores em um outro idioma. Essa atividade seria melhor aproveitada com crianças a partir do Infantil 5 indo até o 5° ano do Ensino Fundamental I, já que o projeto requer mais atenção no áudio. O relatório foi feito em um período de 10 dias, com pesquisas feitas através do projeto pedagógico de Cristina Santamaría Marín. O projeto foi acessado através do Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, submetido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em 2006. Apesar do projeto já ter 11 anos, é um Objeto de Aprendiz

Sujeitos da práxis pedagógica: o educador e o educando.

Como o educador e o educando – sujeitos ativos do ato pedagógico – podem relacionar-se democraticamente? Quando falamos em educação, precisamos especificar bem que tipo de educação estamos nos referindo, pois existem dois tipos de educação: A educação formal e a informal. A formal é a que estudamos nas escolas/universidades, em que tem objetivos específicos e seguem uma diretriz. Já a educação informal é aquela que se aprende no dia a dia, no convívio com a cultura, política, meio social e histórico, enfim, com a sociedade. Para Durkeim (1911), a educação é um fator de coesão social que fala exatamente da educação informal. Essa que permite uma pessoa adulta e já com grande bagagem social, moral e ativa na sociedade transmita seus conhecimentos, valores e hábitos a uma criança desprovida de um senso social. Para Durkeim, essa coesão nos permite viver em ordem social e em consenso. Essa educação informal era vista por Durkeim como algo inerente ao ser humano. Todos os dias p

Cibercultura: Desafios e vantagens

Quando falamos de Ensino à Distância, logo pensamos em computadores e vídeo aulas, mas o que mais esquecemos é que o EAD, é bem mais do que mídias digitais. As pessoas estão cada vez mais procurando cursos EAD, pois não tem condições financeiras (cursos presenciais são mais caros) ou tempo (já que a maioria trabalha o dia todo) para se deslocarem até um ambiente escolar, possam fazer um curso de formação de qualidade sem que saiam de casa. Uma das importâncias do Ensino a Distância é de melhorar as formas de ensino com as mídias digitais e que essa ferramenta incentive alunos e professores a buscarem cada vez mais o conhecimento dentro e fora da sala de aula. Com o uso dessas ferramentas, o aluno tem mais autonomia do seu próprio conhecimento. O aluno assume a responsabilidade dos seus estudos, já que não necessita sair de casa todos os dias para entrar em uma sala de aula, a classe do aluno que estuda de forma EAD, é a sua casa. E isso pode tornar o aprendizado mais complexo. E