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Pensando sobre LDB – Lei 9.294/96

Segundo o Artigo 32, na lei n° 9.394 – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, o Ensino Fundamental deverá ter 9 anos e ser oferecido pelo governo de forma gratuita. O início da vida acadêmica da criança deverá ser aos 6 anos de idade e o principal objetivo será a formação básica. A educação básica deveria atender os seguintes padrões: 1° Fazer com que a criança aprenda a ler e escrever, e fazer cálculos simples. 2° Compreenda a importância do meio ambiente natural e social, além de ter conhecimentos sobre tecnologia e artes. 3° Desenvolver ou adquirir conhecimentos sobre a formação de atitudes e valores e 4° Fortalecer os vínculos familiares. É facultativo os seguintes pontos: 1° As escolas podem ou não desdobrar o ensino fundamental em ciclos. 2° As escolas podem ou não escolher que utilizam a progressão regular (fazer com que o aluno possa recuperar o ano perdido, passando para uma outra série e estudando apenas as matérias do ano anterior em que não conseguiu atingir a ...

História da Educação: A educação no contexto burguês

A educação foi se transformando nos moldes burgueses. Já que as escolas monásticas não estavam mais dando conta da formação educacional das pessoas. E foi com o renascimento que houve uma grande mudança cultural, científico, artístico e educacional. Na idade média o homem é apenas um pecador, e sua redenção vem através do seu sofrimento. Já no renascentismo, o homem é a criação perfeita de Deus, e por esse motivo ele (homem) poderia realizar grandes feitos. Os intelectuais renascentistas (humanistas), estudavam idiomas clássicos como o latim e grego, além da Ciência, Literatura, Filosofia e da Arte. O objetivo era buscar uma maior compreensão do que é o ser humano, o homem. Com o surgimento da educação renascentista, aconteceu um progresso científico e cultural, no qual a arte se tornou mais refinada, através do imaginário da mente humana. Mas se de um lado, o renascentismo trouxe uma liberdade aos homens, de outro, não teve nenhum progresso quanto a educação para as classes mais...

História da Educação: A educação Cristã e medieval

A base da educação cristã veio da religião hebraica e da cultura helênica. Jesus e seus 12 discípulos, se tornaram os ‘mestres’ do cristianismo, pois andavam pelos vales, vilas e montanhas para fazer discursos de seus ensinamentos.  No início o cristianismo pregava que a base da educação era a família e que eles detinham um papel fundamental na educação das pessoas. Com o passar dos anos, a igreja passou a influenciar nessa educação como uma espécie de escola catequética e preparavam as pessoas para o batismo. Na educação, foi dada ênfase na questão humanística, já que a consciência moral fazia parte também do aperfeiçoamento espiritual. Assim então surgiu a escola de catequistas, que tinha um caráter teológico. Em seguida, a escola Episcopal, que foi criada para a formação de eclesiásticos, foi nessa escola em que Santo Agostinho teve grande destaque e foi um grande marco na educação cristã. Na educação monástica a ideia principal era o ascetismo (disciplina e autocontrole),...

História da Educação: A educação dos povos antigos – Grécia e Roma

A educação na Grécia antiga tiveram 4 fases muito importantes: a educação heroica ou cavalheiresca, cívica, clássica e helenística. A educação heroica se tratava de conceitos da honra e sacrifícios pessoais voltados para a excelência do ser. A competição ocupava um lugar especial nesse modelo de educação e os poemas Ilíada e Odisseia eram frequentemente citados. A educação cívica priorizava os saberes político culturais das cidades de Atenas e Esparta. A educação clássica, tinha um caráter mais humanista, com ensinamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles. A formulação de ideias desses filósofos influenciou a educação helenística, que era representada pelo caráter enciclopédico Alexandrino e pelos filósofos gregos. Diferente da Grécia, Esparta tinha uma educação com base no estímulo às virtudes guerreias. A criança era entregue ao Estado com 7 anos para que aprendessem sobre assuntos de guerra e até os 45 anos faziam parte de grupos do exército, somente aos 60 se tornavam re...

História da educação: A educação dos povos orientais

Existem vários estudos que mostram que os primeiros povos que construíram uma civilização, foram os orientais. E entre eles se destacam os chineses, indianos, hebreus e egípcios. Embora eles sejam considerados únicos e singulares, existem vários elementos que os unem, por exemplo: a constituição de classes sociais (guerreiros, sacerdotes e massa trabalhadora), a formação de um estado ou na organização de uma própria política (religioso – Buda, Confúcio ou Moisés). A escrita, foi o principal marco das práticas educativas dos povos orientais. Os homens letrados (No Egito eram chamados de ‘escribas’, na China de ‘mandarins’ e na Índia de ‘Brâmanes’) exerciam funções religiosas, educativas, culturais e administrativas. A religião é uma marca comum da educação oriental. Ensinavam sobre a religião com práticas educativas formais e informais. Na China, existia a educação matriarcal, em que a mãe era a responsável pela educação dos filhos. Depois, a educação materna ficou por conta da ...

História da Educação: A educação do homem primitivo

Na fase inferior, os primitivos, ainda no estado selvagem, viviam nas florestas ou em áreas tropicais e se alimentavam de frutos e raízes. Depois, com a evolução, passaram a utilizar animais aquáticos para se alimentar e a usar o fog como forma de sobrevivência. Com o uso do fogo, foi possível para eles, passarem por condições climáticas de frio intenso. Na fase superior, eles aprenderam a montar um arco e flecha, que possibilitaram a caça de animais terráqueos maiores. A educação primitiva existia por ser de caráter prático e atender as necessidades para treinar uma tribo. Com esse treinamento, as tribos adquiriam as habilidades ensinadas por eles e que eram importantes para a existência do seu povo. Mas não foi nessa época que a educação surgiu, bem antes disso, nos tempos antigos a educação acontecia de forma simples e era ensinada no dia a dia, uma educação para a vida e pela preservação da mesma. A criança andava com os mais velhos por todo o vale ou montanha e no dia ...

O sentido da educação para a existência humana

Nesta unidade, vemos a importância da educação para a humanidade. Em que temos os seguintes questionamentos: O que representa para o futuro da humanidade, uma Educação voltada para a cidadania ou outra voltada para a emancipação humana? O homem precisa conhecer para transformar a realidade visando à produção e reprodução da sua existência. O homem realiza o trabalho para que possa adquirir novas habilidades e conhecimentos. E sabemos assim que o conhecimento não é uma determinação de ordem natural, o homem não nasce sabendo, aprende pela existência real, concreta. Mas também o homem não parte do grau zero do conhecimento, ele sintetiza na sua existência objetiva o que já foi criado e pensado anteriormente pelos outros homens, pela humanidade. Educação é sempre histórica, se realiza concretamente no tempo e no espaço, ou seja, se constitui historicamente às transformações dos modos de produzir a existência humana. E é a partir daí que a Educação ganha sentido. Através da Edu...